A Lei-Quadro dos Museus Portugueses, (Decreto-Lei 47/2004, de 19 de Agosto) no seu Artigo 47º, defende a constituição e o apoio às associações de amigos dos museus, bem como a estimulação de outras formas de colaboração que envolvam a comunidade e os públicos.
Assim a 18 de Maio de 2006, Dia Internacional dos Museus, criou-se oficialmente a associação dos Amigos do Museu da Indústria da Chapelaria de S. João da Madeira, uma associação de carácter cultural e sem fins lucrativos que pretende ser não só um importante ponto de apoio ao Museu da Chapelaria, como também contribuir e participar no desenvolvimento de acções culturais, científicas, educativas e culturais relacionadas com o tema do chapéu e da indústria da chapelaria, agindo como veículo de promoção, de divulgação e diálogo com a comunidade científica e com a sociedade em geral.
Para a criação desta associação foi essencial a participação de diversas instituições e pessoas individuais que hoje constituem os órgãos administrativos da associação, com destaque para o Município de S. João da Madeira, as empresas Cortadoria Nacional do Pêlo, S.A.., FEPSA - Feltros Portugueses S.A.., Viarco - Indústria de Lápis, Lda., Vieira Araújo & Cª, Lda., a Associação Rotary Clube de S. João da Madeira, a Escola Secundária João da Silva Correia e a Universidade Fernando Pessoa.
Sem comentários:
Enviar um comentário