quinta-feira, 27 de maio de 2010

O Chapéu no Cinema

No passado dia 20 de Maio a Associação dos Amigos do Museu da Chapelaria realizou, no Museu da Chapelaria, a primeira conferência do ciclo “Um chapéu pode cobrir muitas ideias” que contou com a participação dos realizadores Manuel Mozos e Pedro Flores e do crítico de cinema Mário Augusto.
A moderação da sessão coube ao seu comissário Professor Doutor Eduardo Paz Barroso, da Universidade Fernando pessoa.
Durante cerca de hora e meia os oradores, em jeito de conversa com os cerca de 70 participantes de idades muito variadas, apresentaram aquela que é a sua visão sobre o chapéu no cinema.
Mário Augusto deliciou o público com algumas curiosidades sobre o cinema e ainda com um pequeno filme, narrado por si, sobre a importância do chapéu na construção de algumas personagens que se acabaram por tornar memoráveis, como Charlie Chaplin, Buster Keaton ou Indiana Jones.
Pedro Flores e Manuel Mozos, enquanto realizadores de cinema e com uma visão mais técnica, partilharam a sua experiência quanto às possibilidades de exploração da imagem do chapéu para a concepção e realização de um filme.

A Associação dos Amigos do Museu da Chapelaria em agradecimento tira o chapéu a todos os que nos acompanharam nesta importante noite e convida-vos a comparecer na segunda sessão deste ciclo que se irá realizar já próximo dia 02 de Junho, pelas 10h30 com o tema “O Chapéu e a Saúde”.


Sem comentários: