quarta-feira, 2 de março de 2016
ÀS QUARTAS NO MUSEU | VISITAS TEMÁTICAS
Desde o passado mês de fevereiro que o Museu da Chapelaria realiza, todas as quartas-feiras, visitas temáticas às suas exposições e oficinas criativas especiais.
Consulte as visitas e oficinas específicas de cada dia e inscreva-se.
Para mais informações contacte o Serviço Educativo através do telefone 256 201 680 ou pelo email museu.chapelaria@gmail.com.
02 de março | visita animada “A Péu Mostra” + oficina pedagógica “Caça aos chapéus”
Personagem inspirado nos contos de fadas, a Péu leva as crianças a descobrirem o espaço museológico de forma simples, transformando a visita ao museu numa experiência inesquecível! Esta visita tem como principal objetivo facilitar a compreensão dos conteúdos da exposição permanente do Museu, tornando-a mais acessível a crianças com menos de 5 anos de idade.
Ao longo de toda a visita decorre também o divertido jogo da “Caça aos Chapéus”!
Público | grupos de alunos do pré-escolar
Grupos com o máximo de 25 participantes
Duração | 60 minutos
09 de março | visita “Eu e os Outros” + debate
Em 2001, a UNESCO adotou, na sua 31ª Sessão, a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural que teve como objetivo reafirmar a sua preocupação com a preservação e o respeito pela diversidade cultural. Enquanto património comum da humanidade, a diversidade cultural é talvez a sua mais intrínseca característica e é um fato irrefutável: a humanidade é constituída por um sem número de culturas.
Porque as nossas diferenças são, em definitivo, o maior património que a humanidade pode ter e preservar, o Museu da Chapelaria propõe um diálogo sobre estas e a sua riqueza. Aprender a conhecer o Outro naquilo que o diferencia do Nós é o mote para este diálogo.
Objetivos pedagógicos | Pretende-se com esta visita desenvolver competências de comunicação (saber ouvir, compreender e falar de forma eficaz), competências analíticas (capacidade para procurar diferentes perspetivas, reunir informação e identificar os fatores chave de argumentação), sensibilidade multicultural (saber respeitar a diversidade e diferentes tipos de pessoas e culturas) e trabalho em equipa (conseguir trabalhar com outros de forma colaborativa, em prol de objetivos comuns).
Público | Alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário
Duração | 60 minutos
16 de março | visita encenada “Os atores somos nós…” + oficina pedagógica “Chapéus com personalidade”
Nesta visita, os alunos passam de meros espetadores a atores principais, ajudando a construir uma história baseada em factos verídicos. Bigodes, bengalas, aventais e até uma cartola tornam esta visita numa experiência única, onde, de uma forma lúdica, se descobrem as histórias da Empresa Industrial de Chapelaria.
Esta visita animada tem como principal objetivo facilitar a relação entre os alunos e os conteúdos da exposição, tornando-a mais acessível. As visitas visam estimular o interesse do aluno pelo tema abordado, tornando o Museu num espaço lúdico de aprendizagem.
Para grupos entre os 5 e os 14 anos, poderá ainda ser reservada a oficina “Chapéus com personalidade” que desafiará os participantes a criarem um chapéu para encarnar uma personagem, potenciando o desenvolvimento da criatividade e das expressões plásticas e dramáticas, em especial a auto-expressão.
Público | 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, Seniores
Grupos com o máximo de 30 participantes
Duração | 90 minutos
23 de março | visita “Sabes como se faz um chapéu?” + atividade lúdica “Caça aos chapéus!”
De forma lúdica e interativa, as crianças são convidadas a descobrirem o processo de fabrico do chapéu de feltro.
Nesta tipologia de visita, os participantes são desafiados na sua criatividade e imaginação, tendo acesso sensitivo a matérias-primas, ferramentas e máquinas.
Para grupos entre os 4 e os 10 anos, poderá ainda ser incluído, em contexto de visita, o divertido jogo da “Caça aos Chapéus”!
Público | Pré-escolar e 1º ciclo
Grupos com o máximo de 30 participantes
Duração | 60 minutos
30 de março | visita “Chapéus de cá e de lá” + debate
Ao longo das nossas vidas fomos passando por muitos chapéus. Barretes de pescador e chapéus de palha são-nos familiares. Mas como serão os chapéus dos pescadores gregos ou dos apanhadores de arroz? Partindo das experiências e das memórias do público, o Museu da Chapelaria propõe uma visita temática e um diálogo que coloca em análise o uso do chapéu por todo o globo, as suas semelhanças e as suas diferenças. Afinal, e como diz Daniel Serra Vaz, esta exposição permite dar a volta ao mundo sem sair do mesmo local.
Objetivos pedagógicos | Reconhecimento das semelhanças e das diferenças dos chapéus das diferentes geografias. Desenvolvimento da interação, partilha de experiências e criação de laços entre o público, o museu e os seus objetos. Pretende-se com esta visita desenvolver competências de comunicação (saber ouvir, compreender e falar de forma eficaz), competências analíticas (capacidade para procurar diferentes perspetivas, reunir informação e identificar os fatores chave de argumentação), sensibilidade multicultural (saber respeitar a diversidade e diferentes tipos de pessoas e culturas) e trabalho em equipa (conseguir trabalhar com outros de forma colaborativa, em prol de objetivos comuns).
Público | Sénior
Duração | 60 minutos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário